16 anos sem Paulo Freire… mas suas obras e luta permanecem vivas!

Fisicamente, Paulo Freire já não está entre nós desde 2 de maio de 1997. Mas seu trabalho de uma vida inteira, suas obras e contribuições permanecem vivos, alimentando todos(as) os(as) que continuam sonhando com outras educações possíveis: emancipadoras, humanizadoras, sem discriminação de qualquer espécie, promotoras da vida com dignidade, da justiça social, da igualdade de direitos, da sustentabilidade… construindo um mundo mais justo e solidário.
Por isso, hoje, celebramos morte/vida de Paulo Freire. Dois de maio não pode ser esquecido, porque não pode ser esquecida a causa, ainda atual, pela qual Paulo Freire lutou: educação como prática da liberdade!

“O mundo não é. O mundo está sendo. Como subjetividade curiosa, inteligente, interferidora na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo não é só o de quem constata o que ocorre, mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrências. Não sou apenas objeto da História, mas seu sujeito igualmente. No mundo da História, da cultura, da política, constato não para me adaptar, mas para mudar.” (FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, 1996, p. 85)

Publicado em Instituto Paulo Freire

Esta entrada fue publicada en Artigos/Artículos/Articles, Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *