Anunciados temas de conferências e debates do III FMEPT

A terceira reunião do Comitê Organizador do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) resultou na definição dos temas das conferências e debates do evento que acontecerá entre os dias 26 e 29 de maio de 2015, em Pernambuco. O encontro, realizado nesta quarta (13) e quinta-feira (14), no Colégio Maria Tereza, no Recife, reuniu 150 representantes de aproximadamente 80 instituições de todo o país. Entre elas, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), responsável pela coordenação do FMEPT.

Foi a partir do tema geral – “Diversidade, Cidadania e Inovação” – e dos três eixos temáticos, já deliberados na reunião anterior, que foi possível fechar a parte inicial da programação científica. No total, serão três grandes conferências, sendo cada uma delas desmembrada em dois debates.

No primeiro eixo – “(Bio) diversidade, Educação Profissional e Tecnológica: Desafios para o Desenvolvimento Humano» –, a conferência abordará “O debate na Educação Profissional e Tecnológica sobre as questões intergeracionais, de gênero, etnoculturais e ambientais». Já para o segundo eixo temático – “Cidadania e Trabalho: a Educação Profissional e Tecnológica e a transformação social no século XXI» -, o tema da conferência será “Direitos Humanos e cidadania: Desafios da Educação Profissional e Tecnológica”. No último eixo – «Inovação e Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica» -, a conferência tratará da ˜Importância da integração do ensino, pesquisa e extensão para promoção da inovação”.

Na reunião, foi apresentado à Comissão de Infraestrutura o projeto arquitetônico do Fórum, elaborado pelo arquiteto Daniel Guimarães. O evento ocupará a área do Centro de Convenções de Pernambuco. Também foram traçadas novas estratégicas para divulgação e mobilização do FMEPT.

Os participantes do Comitê Organizador receberam as boas-vindas da reitora do IFPE, Cláudia Sansil. “O Fórum proporciona a todos nós momentos prazerosos e profícuos para pensarmos a educação, o futuro do país e nossas relações humanas. Estamos de braços e corações abertos para receber as valorosas contribuições de todos os integrantes deste Comitê”, afirmou.

Responsável por conduzir os trabalhos, a presidente da Secretaria Executiva do FMEPT e Pró-Reitora de Extensão do IFPE, Maria Melo, destacou o papel do Comitê. “Lembramos que, apesar de ser o IFPE o organizador do evento, esse Fórum é de todos nós e de todas as instituições parceiras que se fazem presente neste comitê. Ele será fruto de uma construção coletiva”, enfatizou.

A data da próxima reunião do C.O. foi definida durante a plenária e ficou para os dias 29 e 30 de setembro. As instituições interessadas em integrar o Comitê devem entrar em contato com a coordenação através do e-mail: forum.mundial@reitoria.ifpe.edu.br

PROGRAMAÇÃO

EIXO 1 – Diversidade, Educação Profissional e Tecnológica: desafios para o Desenvolvimento Humano

Conferência 1 – O debate na Educação Profissional e Tecnológica sobre as questões intergeracionais, de gênero, etnoculturais e ambientais

Debate 1 – (Bio) Diversidade: a diversidade humana e sua relação com o meio ambiente Debate 2 – Pluralidade Cultural: diálogos sobre gênero, etnia e gerações

EIXO 2 – Cidadania e Trabalho: a Educação Profissional e Tecnológica e a Transformação Social no Século XXI

Conferência 2 – Direitos Humanos e Cidadania: Desafios para a Educação Profissional e Tecnológica

Debate 3 – O debate sobre a inclusão social na Educação Profissional e Tecnológica

Debate 4 – As condições cidadãs e a territorialização da Educação Profissional e Tecnológica no mundo do trabalho

EIXO 3 – Inovação: Inclusão e Integração na Educação Profissional e Tecnológica

Conferência 3 – A importância da integração do ensino, pesquisa e extensão para promoção da inovação

Debate 5 – Desafios para formação de docentes na Educação Profissional e Tecnológica, incluindo a mediação tecnológica

Debate 6 – Tecnologias Assistivas na Educação Profissional e Tecnológica

Esta entrada fue publicada en Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *