Especial FSM – 2001: O ano em que o Sul descobriu que um mundo novo era possível

A partir desta sexta-feira, o Sul21 começa a publicar uma série de artigos relembrando os 15 anos do Fórum Social Mundial. Toda semana relembraremos uma edição e seus momentos mais marcantes. O próximo FSM acontecerá em agosto de 2016, no Canadá, mas para celebrar a data, a cidade de Porto Alegre receberá uma edição comemorativa entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2016.

Uma certa manhã de janeiro de 2000, Oded Grajew estava num quarto de hotel em Paris passando pelos canais da televisão. A visita à França em pleno inverno fora motivada por um encontro sobre responsabilidade social de empresas e um debate sobre a globalização. Como empresário e presidente do Instituto Ethos, seu trabalho estava ligado a este tipo de evento. Oded acabou parando em um canal que falava sobre o Fórum Econômico Mundial de Davos, acontecendo a 800 km dali, na Suíça. No auge do neoliberalismo, na virada do século, os homens do Fórum discutiam o que viria a seguir. “Em Davos, se falava que tínhamos chegado ao fim da História, ao modelo ideal, que os que se opunham só sabiam criticar, não tinham propostas e que o mercado desregulamentado iria levar todos ao bem estar e à prosperidade”, lembra Oded. Ali surgiu a ideia do Fórum Social Mundial.

Más

Esta entrada fue publicada en Artigos/Artículos/Articles, Documentos, Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *