DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES*

Hoje é o 25 de Novembro, o DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES*

Escutemos a Karina de 32 anos que viveu esta experiência:

“(…) fiquei bem reprimida (…) ele me podava. Eu não podia desenvolver. (…) Na forma de proibir “Eu não quero. Tu não tem que ir. Isso não é pra ti. O teu lugar é dentro de casa, cuidando dos teus filhos”. (…) A violência doméstica é algo muito difícil. Só quem passou, quem foi vítima, quem viveu dentro de um lar afogada, abafada, querendo gritar, querendo sair pra fora, querendo devolver mais… (…) tinha esse lado dele que eu não podia aparecer, a ponto de me impedir de trabalhar, me impedir de fazer cursos (…). Eu tive depressão (…) um princípio de síndrome do medo, a ponto de pânico. (…) Aí eu vi que eu tava morta. Eu tava sem vida. Eu tava sem expectativa.(…) Eu tinha medo. (…) a ponto que eu vi que eu não tinha mais vida, que a minha vida não tinha mais… Eu já não via mais graça em mais nada.”

Felizmente, Karina conseguiu superar esta situação e pôde beneficiar-se da Lei Maria da Penha.


Apesar da crescente sensibilização da sociedade sobre a violência contra as mulheres, a maioria das pessoas pensa que somente os ataques sofridos pelas mulheres com resultado de morte é violência de gênero ou doméstica. Temos que recordar que uma lesão corporal, agressão sexual, tráfico e exploração sexual das mulheres, sequestro, tortura, casamento servil, entre outras, são as diversas caras da violência machista. Todas as formas de discriminação contra as mulheres impedem o exercício
real e legítimo dos seus direitos.  (mais)

Esta entrada fue publicada en Artigos/Artículos/Articles, Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *