Fórum Mundial de Educação – uma experiência democrática e popular

Fórum Mundial de Educação – uma experiência democrática e popular

 Juçara Dutra Vieira

A perspectiva de construção de referenciais e de práticas sociais contra-hegemônicas ao neoliberalismo inspirou a criação do Fórum Social Mundial (FSM) que ocorreu em 2001, na cidade de Porto Alegre. Nesse contexto de resistência ao modelo que, hoje, mostra toda sua perversidade, organizações sindicais, científicas e acadêmicas, associadas a movimentos sociais e estudantis iniciaram as edições do Fórum Mundial de Educação (FME), as três primeiras também em Porto Alegre. Importante salientar que, mesmo aberto ao protagonismo das representações da sociedade, o FME foi proposto pela administração da cidade que vivia um ciclo de quatro gestões populares, iniciado em 1989.

Em 2001, eu presidia o CPERS/Sindicato, organização que representa os profissionais da educação básica da rede estadual e, a partir de 2002, também a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), ainda hoje membro do Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação. Tive, pois, o privilégio de participar ativamente da concepção do Fórum e de sua organização.

Além dos debates sobre o papel da educação na construção do projeto de sociedade orientado por valores socialistas, o FME desafiou-se a construir uma plataforma, cujas metas expressassem a realidade desejável em termos educacionais. Esse foi um difícil exercício de elaboração, a começar pela necessidade de diferenciar o caráter das metas voltadas para o direito à educação das que inspiravam as políticas neoliberais. De certa forma, as Cartas resultantes dos eventos conseguiram fazer as sínteses das propostas e da pluralidade das abordagens sobre o tema.

Outro desafio importante relacionava-se à própria natureza do FME: Evento? Espaço de discussão? Organização? Processo? Entre esses vários significados, seus limites e potencialidades, o coletivo apontou algumas direções, tais como: protagonismo de todos os atores sociais envolvidos no debate; horizontalidade das relações; convivência democrática; pluralidade nas representações institucionais; elaboração cumulativa e aberta a atualizações exigidas pelo contexto.

Iniciado em um momento histórico de ascensão das lutas sociais, o Fórum Mundial de Educação pode e deve ser um instrumento de disputa de opinião e de mobilização neste contexto de retrocesso político e civilizatório. Trata-se de uma experiência democrática e popular que envolve um direito fundamental da sociedade: a educação de qualidade, inclusiva e emancipadora.

Juçara Dutra Vieira

Doutora em educação

Porto Alegre, 27 de agosto de 2017

Esta entrada fue publicada en Uncategorized. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *