Radicalizar nossa compreensão da crise política: aprender com os povos indígenas

Reinaldo Matias Fleuri. Doutor em Educação (UNICAMP, 1988), coordenador do Grupo de Pesquisas “Educação Intercultural e Movimentos Sociais” (UFSC/CNPq). Professor no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC

1.      A crise política do Estado brasileiro

Vivemos um momento dramático e trágico em que no Brasil se agravao novo Golpe de Estado, reeditando os objetivos do sistema capitalista globalizado impostos pela força militar há mais de meio século aos países da América Latina (no Brasil a partir de 1964). Recentemente, a farsa do impeachment em 2016 favoreceu a aprovação de leis que vinham sendo tramadas contra os interesses da maioria do povo brasileiro. 

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar no Brasil fez, ainda em 2015, um levantamento das principais matérias tramitando na Câmara dos Deputados e no Senado Federal que colocam em risco direitos e politicas públicas conquistados pelo povo brasileiro.  Entre 55 projetos de lei, cerca de 30 promovem a precarização das relações de trabalho, implicando, entre outros dispositivos, o aumento da jornada e idade de trabalho), redução de salário e flexibilidade de contratação.

mais (pdf)

Esta entrada fue publicada en Artigos/Artículos/Articles. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *