UFMT realiza primeiro vestibular para estudantes de comunidades quilombolas

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizou o primeiro processo seletivo destinado exclusivamente a alunos de comunidades tradicionais de quilombos de Mato Grosso, que poderão ingressar em um dos 106 cursos da instituição de ensino superior.

Serão ofertadas 100 vagas para cursos nos campus de Cuiabá, Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Várzea Grande e Rondonópolis.

O vestibular integra o Programa de Inclusão de Estudantes Quilombolas em cursos da instituição no estado. O programa é considerado uma vitória importante na política de ações afirmativas, como destaca Antônio Santana, superintendente de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. “É mais uma conquista dos povos quilombolas que vêm lutando pelo acesso à educação no ensino superior. A superintendência continua priorizando as atividades nas áreas quilombolas com o fortalecimento do acesso dos povos quilombolas à informação que auxilie na sua formação acadêmica”, frisou, acrescentando que o diálogo para a criação do programa vem sendo construído desde 2013 com a UFMT, com a participação de instituições federais, estaduais e sociedade civil.

A criação do programa de inclusão de estudantes quilombolas foi aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMT pelo período de dez anos, a partir de 2017.

Para ter acesso ao programa o estudante necessita ser oriundo e ter cursado o ensino fundamental e médio em comunidades quilombolas. Em Mato Grosso existem 71 comunidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares, instituição pública voltada à promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira e ligada ao Ministério da Cultura. A maior comunidade quilombola em Mato Grosso é a Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento. Em todo o estado estima-se uma população de mais de 7 mil pessoas nas comunidades certificadas.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, no ano passado 192 alunos quilombolas cursaram o 3º ano do Ensino Médio. A maior demanda está no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá). Somente na escola quilombola Verena Leite de Brito, 136 estudantes que cursaram o 3º ano em 2016.

Esta entrada fue publicada en Buenas prácticas, Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *