Por que criamos a Associação Mães&Pais pela Democracia

Não se constrói uma democracia plena sem a educação, porque a ausência da educação, assim como a desinformação e o desconhecimento, favorece a ascensão de tiranos. Com essa filosofia, e na defesa da inclusão, livre expressão, liberdade de cátedra e pluralidade de ideias nas escolas, surge a Associação Mães&Pais pela Democracia, integrada por famílias engajadas na defesa dos direitos.

A Constituição brasileira de 1988 defende as liberdades desde a escola, reconhecendo o pluralismo pedagógico e o respeito à diversidade de opiniões. Violar tais direitos é um ato inconstitucional. Nós somos um grupo suprapartidário, que preza o respeito a todas as formas de expressão e ideologias, desde que identificadas com valores democráticos, sem a agressão a minorias ou a violação de direitos humanos e das regras institucionais. Por isso, Mães&Pais pela Democracia contesta qualquer projeto de lei que tenha por objetivo calar educadores, professores e estudantes, como o projeto de censura nas escolas.

A Associação reconhece, ainda, que o Brasil é um país no qual prevalecem?práticas racistas, machistas, lgbtfóbicas e discriminatórias que devem ser combatidas. A sala de aula é um espaço privilegiado para a formação para a cidadania, a promoção dos valores plurais e o contraponto a todas as formas de preconceito.

A semente plantada em apoio às manifestações realizadas por estudantes de escolas particulares de Porto Alegre depois das eleições presidenciais germinou e, atualmente, a Associação conta com responsáveis legais por estudantes de mais de 60 instituições de ensino público e privado do Rio Grande do Sul.

Em 2019, além de ações solidárias nas escolas públicas, de advocacy juntos aos formadores de opinião e tomadores de decisão, estamos ativamente presentes na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e na Assembleia Legislativa do RS, atuando junto à Frente contra a Intolerância do Ministério Público Federal e fazendo debates sobre diversos temas que afetam uma educação com amor e liberdade nos dias atuais: os Cafés Democráticos.

Estamos resistindo!

https://www.facebook.com/MaesePaispelaDemocracia/

Esta entrada fue publicada en Artigos/Artículos/Articles. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *