Canoas: Fórum Mundial de Educação Temático é apresentado à imprensa

Suacidade

O Fórum Mundial de Educação Temático – Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias (FMEPRMP) foi apresentado à imprensa, nesta quarta-feira, durante coletiva realizada na Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, local onde o evento será realizado nos dias 21, 22 e 23 de janeiro.

O secretário municipal de Educação Eliezer Pacheco, o coordenador da secretaria executiva do Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação, Albert Sansano, o pró-reitor acadêmico da Ulbra, Ricardo Rieth, e a secretária do conselho regional do FME, Fernanda Zambrano, participaram do encontro informando os detalhes do evento, que já tem cerca de 3 mil inscritos e a participação de 15 países. Eles  destacaram a homenagem aos cinco anos da criação dos Institutos Federais.

Realizado pela Prefeitura de Canoas e pelo Comitê Organizador do Fórum Mundial de Educação Temático, o FME possibilitará acesso gratuito em palestras da área de educação e nas salas de debate dos grupos de trabalho.

O Fórum, de acordo com Eliezer Pacheco, abre um espaço para que a sociedade participe da discussão sobre que tipo de escola que é necessária nas regiões metropolitanas e nas periferias. Ele comentou que a escola não pode ignorar a realidade de seus alunos e afirmou que “a pedagogia tem que dialogar com a sociedade”. O secretário salientou também que o fórum abre espaço para o direito que todos têm de expressar suas opiniões.

Ricardo Rieth falou do desejo de mudar a aprendizagem para uma educação com mais qualidade e Albert Sansano destacou os grupos de trabalho que irão construir a Carta de Canoas.

Saiba mais sobre o evento

* Interessados em participar podem fazer, gratuitamente, sua inscrição, preenchendo um formulário online disponível no site www.fmecanoas2014.com.br, ou pelo e-mail inscricao@fmecanoas2014.com.br.

* O FMEPRMP Canoas /2014 integra a programação do Fórum Social Mundial (FSM) e deverá reunir cerca de cinco mil pessoas.

* O FME tem quatro línguas oficiais: Português, Francês, Inglês e Espanhol.

* Uma extensa programação, com palestras, mesas de debates, mostras culturais e apresentações de trabalhos pedagógicos será oferecida aos participantes.

* Também haverá apresentações paralelas à programação oficial, para aqueles que se inscreverem num estande que será montado especificamente para essas inscrições.

* O FME tem inscritos dos seguintes países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Chile, Colombia, Uruguai, Espanha, França, Itália, Tunez (país africano).

* Ainda há 82 vagas externas para o acampamento da Juventude, que ocupará o espaço do Centro Social Urbano (Rua João Leivas de Carvalho, 541, Bairro São José,Canoas, RS, Brasil), que está a 15 minutos (aproximadamente) de caminhada da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Tanto os colchões como as barracas devem ser providenciados pelos participantes e as vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição (feita no site).

* Há também a possibilidade do Alojamento Alternativo e Solidário, cujo contato deverá ser feito direto entre os participantes do FME e com aqueles que oferecem alojamento solidário. Mais informações no link:https://www.facebook.com/pages/Alojamento-Alternativo-e-Solid%C3%A1rio-FME-Canoas-2014/239373496226652

Esta entrada fue publicada en Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *