Oficina com crianças aborda a posse responsável de animais

As crianças, de 4 a 12 anos, que acompanham os pais no Fórum Mundial de Educação (FME) também têm espaço alternativo apropriado na Ulbra/Canoas, sede do evento. É o Forinho, um ambiente para promover interação social, aprendizagem, lazer e diversão. Uma das atividades do Forinho, nesta quarta-feira (22), foi a participação especial da cadelinha Mel, a mascote da Coordenadoria Municipal de Bem-Estar Animal.

O secretário especial da Coordenadoria e Bem-Estar Animal, Cristiano Moraes, e o cinotécnico Alex Szekir, abordaram às crianças, em oficina, a posse responsável. Após a conversa, os participantes receberam recortes de tecido e canetas para reproduzir neste material o aprendizado recebido.

Segundo Cristiano, a ideia é construir uma colcha com esses retalhos, que será levada, durante todo o ano, às atividades de conscientização previstas nas escolas do município. “A colcha servirá para incentivar crianças, pais e professores a desenvolverem atitudes de respeito e cuidado com os animais”, afirmou o secretário especial.

O técnico em treinamento de cães Alex comenta que o objetivo da oficina foi abordar as cinco questões fundamentais da posse responsável. “Os animais devem estar livres de fome e sede, de dores e doenças, do estresse e do medo do desconforto térmico e também precisam exercer, livremente, seu comportamento natural”.

Atividades variadas

O Forinho, com suas atividades lúdicas, oficinas pedagógicas, contação de histórias, expressão artística, música, educação ambiental, pintura facial e brinquedos infláveis conta com a parceria  das coordenadorias municipais do Bem-Estar Animal, de Políticas para as Mulheres e da Secretaria Municipal de Educação.

Taís Aparecida dos Santos Roque Silveira avaliou o Forinho como um espaço cultural  conciliador. “Com este espaço eu sei que posso participar dos debates do Fórum com toda a tranquilidade, enquanto meu filho brinca em um ambiente seguro e de interação”, disse.

Amanhã, o Forinho funcionará apenas pela manhã (das 7h às 12h), mas nos dois primeiros dias do evento o local atendeu nos dois turnos. As atividades ocorrem no Prédio 55 do Campus da Ulbra/Canoas.
Crédito da notícia: Rosilaine Pinheiro

Esta entrada fue publicada en Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *