Apesar das férias escolares intensa programação na Ulbra/Canoas

Apesar das férias escolares na Ulbra/Canoas, a intensa programação do primeiro dia do Fórum Mundial de Educação Temático – Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias, que se iniciou nesta terça-feira (21) e se encerra nesta quinta-feira (23), está gerando intensa movimentação no campus da instituição de ensino superior, com a participação de mais de quatro mil pessoas, entre lideranças das áreas da educação e política de 15 países.

A agenda de debates, atividades culturais, seminários, rodas de conversas, apresentações de pôsteres e comunicações orais envolve participantes vindo de países como França, Bolívia, Chile, Colômbia, Argentina, Uruguai, Espanha, França, Itália, Tunez (país africano) e vários estados brasileiros. Todos chegaram a cidade de Canoas com disposição de pensar e debater os novos rumos da educação no mundo.

Uma série de grupos de diálogos e debates se formaram ao longo desta quarta-feira, em diversos espaços da universidade, como nos ginásios e salas de aula, onde ocorrem os seminários, como o que tratou ontem do tema «A importância da educação emocional para redução de violência e melhoria dos índices de aprendizagem», com João Roberto de Araújo.

Alfabetizar emocionalmente

A apresentação de Araújo levou à reflexão a necessidade de os pais e educadores não negligenciarem as emoções de seus filhos e alunos, ensinando que eles podem, sim, sentir raiva, por exemplo. «O importante é que aprendam a canalizar essas emoções de forma construtiva», destacou o palestrante. Ele salientou que crianças mais felizes convivem melhor em grupo, contribuindo para a redução da violência, tanto física quanto psicológica, em casa e na escola. «É preciso alfabetizar emocionalmente», declarou.

O educador desenvolve um trabalho de ensino emocional em 19 escolas brasileiras, localizadas em diferentes estados, a partir do 1º ano do ensino fundamental. A metodologia, em fase de introdução no Rio Grande do Sul, está obtendo bons resultados na melhoria da aprendizagem de crianças. «Um bom clima na escola e uma relação afetiva com os educadores proporciona grande influência na aprendizagem», afirmou.
mais fotos

Esta entrada fue publicada en Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *