Día Internacional de los Pueblos Indígenas: CLADE celebra la restauración de Escuela Ayllu de Warisata

En el marco del Día Internacional de los Pueblos Indígenas (9 de agosto), celebramos una importante noticia: el 31 de julio, el gobierno de Bolivia hizo la entrega oficial de la Escuela Ayllu de Warisata restaurada. 

Vigente inicialmente por un corto período, de 1931 a 1940, la escuela se ha considerado una de las experiencias educativas más significativas de América Latina y el Caribe, por transmitir los principios de libertad, solidaridad, reciprocidad, revalorización de la identidad cultural y producción comunal sustentable en armonía con la madre tierra. La escuela, reconocida como monumento y patrimonio nacional, fue refundada y sigue viva, así como los ideales que llevaron a su creación.

mais

Parceria com Instituto Ayrton Senna escancara a mercantilização

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa dos/as trabalhadores/as da educação básica do setor público brasileiro, recebe com preocupação a relação cada vez mais estreita entre o Ministério da Educação e o Instituto Ayrton Senna (IAS), que aponta para a estratégia escamoteada do atual governo federal de ampliar as possibilidades de mercantilização da educação brasileira e, no limite, a sua própria privatização.

mais

Por que criamos a Associação Mães&Pais pela Democracia

Não se constrói uma democracia plena sem a educação, porque a ausência da educação, assim como a desinformação e o desconhecimento, favorece a ascensão de tiranos. Com essa filosofia, e na defesa da inclusão, livre expressão, liberdade de cátedra e pluralidade de ideias nas escolas, surge a Associação Mães&Pais pela Democracia, integrada por famílias engajadas na defesa dos direitos.

mais

Governo assume a privatização da educação e terá como resposta o povo nas ruas contra os seus ataques

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa dos/as trabalhadores/as da educação básica do setor público brasileiro, se manifesta novamente de forma contrária a mais um ataque desferido contra o povo brasileiro. Há exatamente uma semana o Ministério da Educação do Governo Bolsonaro tornou público o que ele veio chamar de “Compromisso Nacional pela Educação Básica”, uma carta de intenções que deixou claro seus objetivos privatistas para a educação básica brasileira. O dia de ontem foi a vez do ensino superior!

mais

“Future-se” e o aumento da desigualdade de gênero na carreira acadêmica

Por Marília Moschkovich.
A precarização da educação é, como preconizava Darcy Ribeiro, parte de um projeto. No caso do ensino superior, a precarização da educação é também a precarização da ciência. Para o Brasil, essa relação é ainda mais íntima, já que construímos historicamente um modelo (não cabe neste texto o debate sobre ser o melhor ou não) em que a chamada carreira acadêmica, ou seja, o trabalho de cientista e pesquisador, está atrelada ao trabalho como docente em instituições (sobretudo públicas) de ensino superior.

mais
 

VI Seminario Internacional Paulo Freire Buenos Aires 2019

 

4 Encuentro de Educación Popular

 

Queremos un Gobierno de izquierdas: Redes por una nueva política educativa

 

Por todo esto reclamamos la conformación de un gobierno de izquierdas que asuma un compromiso por la educación pública, plural, laica y democrática que requiere la derogación de la LOMCE, el aumento de la financiación educativa y la construcción de una nueva ley educativa consensuada por las fuerzas políticas progresistas, sociales y la comunidad educativa.

más

 

 

MEC lança o “Compromisso Nacional pela Educação Básica” com viés de militarização e a mercantilização da educação pública

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa dos/as trabalhadores/as da educação básica do setor público brasileiro, se manifesta a respeito do lançamento do “Compromisso Nacional pela Educação Básica” em coletiva de imprensa concedida nessa quinta-feira (11/07), pelo Ministro da Educação – MEC, Abraham Weintraub, e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, que reúnem, respectivamente, os gestores estaduais e os gestores municipais de educação do país.

mais

CNTE se soma à Marcha das Margaridas em defesa da democracia e contra a retirada de direitos

Cem mil mulheres do campo, da cidade, da floresta e das águas marcharam nesta quarta-feira (14), em Brasília (DF), em defesa de um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência. A caminhada da Marcha das Margaridas começou às 7h no Eixo Monumental e terminou por volta de meio dia, na Esplanada dos Ministérios. As ativistas reivindicaram um país como mais oportunidades para todos e trouxeram questões específicas enfrentadas pelas mulheres rurais, como os diversos tipos de violência, o preconceito, a falta de reconhecimento do trabalho produtivo e doméstico, entre outros temas.

mais

La Carta n. 606 CEAAL

– La tierra clama justicia y debemos acompañarla. Clic aquí.

– CEAAL. Convocatoria de Artículos para la Revista La Piragua N. 46. !Se extiende hasta el 31 de agosto! Clic aquí
– CEIPH (CEAAL Argentina). Cuarto Conversatorio 2019: América Latina, desde las Educaciones Populares y las Alternativas Educativas. Clic aquí.
– ACCSS (CEAAL Guatemala). Sistematización de el proyecto “Defensa de los derechos económicos, sociales, culturales y ambientales (DESCA) de la población rural, indígena del municipio Ixcán” Clic aquí.

más

Porto Alegre resiste: dezenas de milhares tomam as ruas em defesa da educação e da aposentadoria

Mais uma vez, a capital gaúcha foi palco de um dia histórico de mobilização popular. Mais de 20 mil pessoas saíram às ruas para dizer não aos ataques à educação e à aposentadoria neste 13 de agosto.

O marco inicial se deu na Praça da Matriz, no início da tarde, quando educadores(as) de todo o Rio Grande do Sul e servidores(as) estaduais protagonizaram um ato de denúncia do governo Eduardo Leite.

mais

CNTE: O sucesso do dia 13 de agosto no indica o avanço da luta e a permanente mobilização

O calendário aprovado pela CNTE, ainda no mês de junho, quando o nosso Conselho Nacional de Entidades aprovou a indicação do dia 13 de agosto como um dia nacional de paralização da educação, mostrou-se mais uma vez acertado. Após o anúncio dessa data, várias outras entidades educacionais, sindicais e acadêmicas, da educação básica e superior, passaram a acompanhar o indicativo do dia 13. E o que se viu foi uma importante demonstração de unidade do campo educacional brasileiro, ciente dos ataques diuturnos contra a educação pública perpetrados pelo atual governo federal.

mais

Centenas de municípios aderem à paralisação nacional do dia 13 de agosto

Milhares de estudantes, professores, sindicalistas, trabalhadores e ativistas denunciaram retrocessos do governo Jair Bolsonaro na área da educação e da previdência. O terceiro “Tsunami da Educação” registrou nesta terça-feira (13),  atos nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A CNTE, em parceria com a CUT, contabilizou atos em cerca de 211 municípios brasileiros. A população somada dessas cidades é de quase 83 milhões de pessoas, cerca de 40% da população do país. 

mais

 

Multitudinarias manifestaciones en Brasil para defender la educación pública

Miles de estudiantes, trabajadores y movimientos sociales de Brasil volvieron a tomar las calles en una nueva jornada de protesta contra los recortes en educación promovidos por el presidente, Jair Bolsonaro.

Miles de estudiantes, trabajadores y movimientos sociales de Brasil volvieron a tomar las calles en una nueva jornada de protesta contra los recortes en educación promovidos por el presidente, Jair Bolsonaro.

más

Só o ensino público salva o Brasil

Xico Sá

Sou do tipo que chora. Batizado, casamento, mas principalmente formatura. Como é bonita a chance e o cumprimento do estudo. Pra todo mundo, universal mesmo. Imagina a oportunidade a quem só poderia se formar em escola pública. De arrepiar. Por isso comemoro aqui o diploma de mais 423 alunos da Urca, a universidade regional do Cariri, conforme leio no site “Miséria”, o jornal da minha aldeia universalíssima. A festa foi nesta quinta (08/08) e haja orgulho na gente de pequenas cidades e da roça nos arredores da Chapada do Araripe. São 12,5 mil alunos nesta escola mantida pelo governo cearense.

mais

Educación S.A. La Privatización y Mercantilización de la Educación en la Argentina

 

Compartimos el link con el video que CTERA ha hecho sobre la privatización educativa en Argentina.  Es para difundir, usar en las escuelas, en las formaciones gremiales, etc.
 

ver video

ALMANAQUE 01 - 100

  • Agora você pode consultar qualquer um dos números de ALMANAQUE. Um histórico de notícias, artigos, vídeos e atividades do FME no mundo. Clique na imagem e depois no número ou mês e ano que deseja. Boa pesquisa!

  • Ahora usted puede consultar cualquiera de los números de ALMANAQUE. Un histórico de noticias, artículos, vídeos y actividades del FME en el mundo. Haga clic en la imagen y luego en el número o mes y el año que desee. ¡Buena búsqueda!.

más noticias en: / mais notícias em:  

ALMANAQUE Archivo mensual:

 

 

ALMANAQUE  

 http://almanaquefme.org

SECRETARIA EXECUTIVA DO CI

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO

almanaquefme@gmail.com

 

 


Almanaque FME en Facebook
 

 

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO
WORD EDUCATION FORUM

FORUM MONDIAL DE L'EDUCATION

FORO MUNDIAL DE EDUCACIÓN

http://www.forummundialeducacao.org/

secifme@forummundialeducacao.org

Suscribirse a las actualizaciones de titulares RSS de ALMANAQUE_FME por FeedBurner

Enter your email address: