Lançamento do FME: Alunos de Gravataí plantam ‘árvore para educação’

Evento foi realizado em alusão ao lançamento do Fórum Mundial de Educação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), realizou na manhã desta segunda-feira (10/10), junto com Comitê Organizador do Fórum Mundial de Educação (FME) e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Osório Ramos Corrêa, o plantio de uma árvore na Praça Leonel de Moura Brizola. Os alunos representaram os estudantes do Município, plantando uma muda da espécie Embira-vermelha, em um ato alusivo ao lançamento do FME, que ocorre hoje à noite, no ‘Quiosque da Legalidade’.

No encontro, a bióloga da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), Daniela Diedrich, apresentou os detalhes sobre a Embira-vermelha. “De grande porte, a árvore é nativa de nosso Estado e está em extinção. Cultivada no viveiro da SMSU, no Parque de Eventos Ireno Michel, a planta foi escolhida para representar os sonhos dos jovens para a educação em Gravataí”, relatou.

Os alunos Douglas Alexandre, Leonardo Oliveira, Vitória Silva, Érika Alves, Istefany Oliveira e Eduarda Goulart, da 6ª, 7ª e 8ª série da EMEF Osório Ramos realizaram o plantio e agradeceram a oportunidade deste ato, que representa a conscientização e o cuidado com o meio ambiente. “É muito legal participar, estamos aqui representando outras escolas nesta atividade que levaremos para o resto da vida”, destacou o jovem Douglas Alexandre.

Segundo a representante da SMED na ocasião, Maria Júlia Ruas, o plantio reflete as atividades para a educação ambiental realizada nas escolas de Gravataí. A professora da Sala de Recursos da Osório Ramos, Aline Delevati, destacou o plantio como uma atividade para trazer novas energias, incentivando as ações para a conscientização no cuidado com o meio ambiente.

Organização do Fórum Mundial de Educação
Entre os participantes do Comitê Organizador do FME, estiveram presentes representantes da SMED, SMSU, Escola Gaúcha de Biodanza, Grupo Social de Biodanza de Gravataí, Fundação Gaia, Associação dos Artistas Visuais do Vale do Gravataí (AGIR) e da Secretaria Internacional do FME.

“A atividade é uma entre as diversas ações planejadas para a preparação do FME. Durante o período de organização do Fórum, estaremos oportunizando junto à rede de ensino e entidades de educação de Gravataí, reflexões e práticas acerca da sustentabilidade ambiental. Além disso, o tema e as questões analisadas e debatidas também servirão como subsídio para a conferência Rio + 20”, destacou a titular da SMED, Ursula Jaeger.

O FME ocorrerá de 24 a 29 de janeiro de 2012, em Gravataí, paralelamente ao Fórum Social Mundial. Com o tema ‘Justiça Social e Ambiental’, o evento ocorrerá na cidade de Porto Alegre e da Região Metropolitana. O objetivo do FME é promover um amplo debate e a elaboração de alternativas que visam o direito universal à educação com a participação das esferas públicas, governamentais ou não, coletivas ou de pesquisa.
Secretaria Municipal de Educação

Fotos

Esta entrada fue publicada en Uncategorized. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *