Educação na pauta global

FST 2012: Brasil e Uruguai vão definir posição latina na Rio+20

http://sul21.com.br/jornal/2012/01/fst-2012-brasil-e-uruguai-vao-definir-posicao-da-america-latina-na-rio20/Coletiva divulgou calendário de atividades e informações sobre estrutura do FST 2012 | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Rachel Duarte

Ainda faltam algumas confirmações, mas a programação oficial com todas as atividades previstas para o Fórum Social Temático foi divulgada nesta quarta-feira (18). Com 80% das atrações em Porto Alegre, a expectativa dos organizadores é recuperar o ambiente de articulação dos ativistas sociais de diferentes continentes que originou o Fórum Social Mundial no Rio Grande do Sul. A estratégia é pactuar acordo entre os movimentos sociais e os governos do Brasil e Uruguai para Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, que ocorre em junho no Rio de Janeiro.

A pauta do desenvolvimento sustentável estará presente nas atividades, principalmente no dia 26, quando a presidenta Dilma Rousseff e o presidente uruguaio José Mujica estarão promovendo o debate “Diálogos entre sociedade civil e governos”, às 19h, no Ginásio Gigantinho. Os presidentes do Paraguai, Fernando Lugo e a da Argentina, Cristina Kirchner também foram convidados, mas não devem vir ao Brasil. “A Cristina retorna da licença saúde no dia 24. Se viajar, será para um compromisso no Chile. Já o Lugo, foi convidado, mas, oficialmente o governo não respondeu se ele vem. Como estamos em cima da hora, nossa estimativa é de que ele não venha”, disse o coordenador do FST 2012, Mauri Cruz.

A posição da América Latina no contexto da economia verde deverá ser acordada entre Dilma e Mujica, com a consonância dos movimentos sociais. “Os ambientalistas estavam afastados dos processos de discussão do Fórum Social Mundial e articulamos a presença de representantes de diversos lugares. Iremos convergir para o mesmo ambiente de fórum os representantes da Rio +20, então, devemos tirar acordos para que a América Latina contraponha os interesses dos EUA, da China e da Europa”, explica Mauri Cruz.

Segundo o coordenador do FST 2012, o presidente dos EUA, Barack Obama estaria hesitando em vir ao Brasil para participar da Rio +20, o que aumenta a responsabilidade dos países da América Latina no comprometimento com a causa. “Sabemos que o governo brasileiro tem a mesma preocupação com o impacto do capitalismo sobre o meio ambiente, mas, tem países que não querem vir discutir porque só querem discutir a questão da Amazônia quando se fala de Brasil”, revela.

Educação na pauta global

Outro tema universal que estará presente aos debates do FST 2012 é a educação. Será realizado durante os dias do fórum, de 24 a 29 de janeiro, na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o Fórum Mundial de Educação. O ponto alto será no dia 27, com uma sessão conjunta entre Emir Sader, Pablo Gentilli, Boaventura de Souza, a líder estudantil Camila Vallejo e a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos).

«A causa da educação não pode ser apenas de um sindicato, tem que ser da nação», diz Albert Sansano | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Segundo o coordenador do Grupo de Trabalho em Educação no FST 2012, Albert Sansano, a educação é primordial nas discussões sobre transformações sociais e formação humana. Ele disse que é fundamental debater o assunto em ambientes de convergência entre diferentes atores sociais, para refletir sobre as diretrizes que se busca para a educação das novas gerações. “Temos que formar nossos valores de mundo e com a experiência chilena, que Camila Vallejo vai expor, podemos ampliar o espectro sobre o tema da educação global. A causa da educação não pode ser apenas de um sindicato, tem que ser da nação. No Chile famílias iam para as ruas para reinvindicar”, falou. Ele critica o “relaxamento dos movimentos sociais brasileiros” na pauta da educação e disse que as lutas do Chile, Portugal e Espanha são boas referências para o Brasil.

Juventude organiza calendário até a Rio +20

Conectada aos debates da cúpula de povos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, os movimentos de juventude dos diversos continentes inscritos para o Fórum Social Temático 2012 estarão realizando oficinas e atividades autogestionárias no Acampamento Intercontinental da Juventude nos dias do evento. O acampamento será no Parque Harmonia, tradicional espaço que acolhe os jovens no Fórum Social Mundial.

A coordenadora do Acampamento, Nina Motta,diz que são esperados 3 mil jovens, número menor que o da última edição do FSM em Porto Alegre. “Começou com 2,5 mil jovens na primeira edição do FSM e no último foram 30 mil, o que extrapolou a capacidade do acampamento. Mas, neste momento em que jovens já estão mobilizados em vários cantos do mundo, com o gritos do indignados, esperar 3 mil pessoas em Porto Alegre é bem adequado”, explica. Nina complementa que ao final dos cinco dias de FST será formulado um cronograma de ações da juventude até junho, quando ocorre a Rio+20.

Alguns dos líderes das ocupações mundiais estarão na capital gaúcha compartilhando as experiências. Todos os dias às 12 horas, na UFRGS e às 18 horas na Casa de Cultura Mário Quintana.

Esta entrada fue publicada en Uncategorized. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *