Inicia em Canoas o Fórum Mundial de Educação Temático

Com a participação de 15 países, incluindo-se os representados do Comitê Intercontinental de Mobilização da Rede FALP, iniciou-se, na manhã desta terça-feira (21), o Fórum Mundial de Educação Temático – Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias, no Campus da Ulbra/Canoas. A abertura oficial do evento, com direito à música do grupo Trilhos Sonoros – composto por crianças e adolescentes de Canoas – contou com a presença de diversas autoridades e um bom público no ginásio poliesportivo da universidade. O evento se estende  até o dia 23 de janeiro.

«Trata-se de um espaço democrático, de debate, crítica e diálogo», destacou o prefeito Jairo Jorge, na abertura do FME, lembrando que o primeiro Fórum foi realizado em 2001. O prefeito também destacou que  educação não é negócio, mas, sim, um instrumento que qualifica para a vida. «A educação deve gerar oportunidades para os jovens do presente e do futuro», disse. Finalizou ressaltando que ainda há muito a ser feito na área, lembrando conquistas como o Piso Nacional do Magistério e o Prouni.

«Educação abre portas»

A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, que representava a presidenta Dilma, apontou a educação como um direito fundamental da cidadania. «Ela abre portas para toda a sociedade que se dispõe ao ensino», afirmou.

O secretário Municipal da Educação de Canoas e integrante da coordenação do FME, Eliezer Pacheco, destacou: «Devemos discutir como a educação dará a sua contribuição para que todos tenham acesso à escola pública de qualidade.

O coordenador da secretaria executiva do Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação, Albert Sansano, falou que o FME é um evento para oportunizar a troca de experiências de diversos países, já que são 15 nações participantes.

Mesa de abertura

Participaram da mesa de abertura do FME, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, a vice, Beth Colombo, o secretário Municipal da Educação de Canoas, Eliezer Pacheco, a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, a secretária em exercício da Educação do RS, Maria Eulália do Nascimento, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Pedro Westphallen, a secretária-geral do Conselho Internacional de Educação para Adultos(ICAE/Uruguai), Celita Eccher, o coordenador da secretaria executiva do Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação, Albert Sansano, e o representante do Comitê Organizador do Fórum Social Temático de Porto Alegre, Claudir Nespolo.

Interessados em participar do FME ainda podem se inscrever como participantes diretamente no Campus da Ulbra. Outras informações no site www.fmecanoas2014.com.br.

Esta entrada fue publicada en Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *