Café Pedagógico SEMINÁRIO DE RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA DO RIO GRANDE DO SUL (SRP-RS)

cafe01.jpgSomos um grupo de professoras e professores que têm estado envolvidos em vários tipos de atividades de formação do professorado. Observamos que a aprendizagem significativa de novos conceitos, procedimentos pedagógicos e a capacidade do professorado para encontrar alternativas para a melhora da sua prática diária, acontece de forma vinculada às suas atitudes e desejos em relação à escola como construtora de uma sociedade mais justa e da sua própria função na formação de uma cidadania que seja protagonista da história.

Estamos interessados no desenvolvimento do pensamento crítico na escola e, portanto, nós compartilhamos a ideia de que o desenvolvimento profissional das professoras e dos professores está ligado:

  • ao desejo de transformar essa realidade escolar por uma escola mais justa e mais feliz para todas e todos;
  • ao combate à alienação e a proletarização do trabalho do professorado;
  • à recuperação e a difusão de experiências que tornem mais pública, ou seja, mais democrática a escola pública, e sirvam para lutar contra os processos de burocratização, desvalorização e a privatização dela.

Estamos no mesmo barco que, no início do século XX, tentaram navegar Freire e Freinet. A escola tem que ser consciente de como o seu ambiente a condiciona e também agir de forma crítica e lucida sobre seu entorno para favorecer o progresso e a liberdade dos seres humanos.

É por esta razão que o SRP-RS é um projeto destinado ao professorado que quer incentivar a análise e as decisões para os problemas práticos da escola e da sala de aula, considerando como decisões as que permitem viver experiências de democracia real, tanto ao professorado e ao funcionariado, como ao alumado e as suas famílias.

Sessão 01 Terça 10 de Novembro as 19h.

Casa dos Açores Adolfo Inácio de Barcelos, 938 – Centro, Gravataí – RS, (51) 3490-5868

Tema: VIVER A DEMOCRACIA NA ESCOLA

Convidado: Albert Sansano

 

 

Esta entrada fue publicada en Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *