FME/FSM POA 15 anos: Primeiro dia do FSMT tem Marcha

Marina Baldoni Amaral FLACSO BRASIL

Uma grande marcha reuniu cerca de 15 mil pessoas em no primeiro dia do Fórum Social Mundial Temático (FSMT) em Porto Alegre, nesta terça-feira (19). Movimentos sociais, ativistas, intelectuais e políticos se reuniram no Largo Glênio Peres e seguiram até o Largo Zumbi dos Palmares com cartazes, faixas e bandeiras que indicavam a diversidade de pautas que serão abordadas nas mais de 400 atividades do fórum, desde a luta anti-manicomial até a causa indígena, passando por grupos sindicais e do movimento negro.

“Estamos aqui, 15 anos depois do primeiro Fórum Social Mundial, numa marcha que congrega com o mesmo espírito de luta e com o mesmo desejo de mudar esse planeta”, avalia Salete Valesan Camba, diretora da Flacso Brasil. “Fazemos, em especial, um contraponto ao sistema do capital, à Davos. Nossa luta é por um mundo mais justo, mais fraterno, mais humano, com menos guerra e com menos diferença entre as pessoas – sejam elas políticas, sociais ou econômicas”, completou.

Fernanda Kaingang levou uma faixa lembrando o assassinato de Vitor, criança indígena de dois anos que foi degolada em dezembro, em Santa Catarina . No braço ela carregava seu filho, Tenh, um bebê da mesma etnia que Vitor. “Um bebê indígena foi degolado em praça pública e ninguém fala nada. Que Brasil é esse que estamos construindo?”, questionou.

A marcha terminou com um ato político que reuniu representantes da organização do Fórum, políticos e movimentos sociais. O ministro do Trabalho e da Previdência Social, Miguel Rossetto, representando a presidenta Dilma Rousseff, afirmou que em 15 anos de FSM o Brasil mostrou que “é possível construir espaços democráticos”.

Ver fotos do FME / FSM 15 anos aquí

Esta entrada fue publicada en Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *