Violência contra estudantes e censura à imprensa em Porto Alegre!

Ontem, Matheus Chaparini, repórter do Jornal Já, foi preso enquanto cobria a ocupação da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul por secundaristas. Apesar de portar crachá do veículo de comunicação e se identificar como jornalista por reiteradas vezes, ele foi detido e levado até o Presídio Central, na capital gaúcha.

Lá, junto com outros maiores de idade, ficou detido até as duas da manhã desta quinta-feira (15). Por exercer sua profissão, Chaparini responderá, em liberdade provisória, a processo por corrupção de menores, dano qualificado em patrimônio público, associação criminosa e esbulho possessório.

A Brigada Militar divulgou uma nota afirmando que Matheus não havia se identificado como jornalista durante a operação comandada pelo tenente-corel Marcus Vinicius Oliveira, do 9º Batalhão. O problema: o repórter registrou diversos vídeos dentro da ocupação – de onde menores de idade foram encharcados com spray de pimenta e arrancados a força -, que comprovam sua versão dos fatos.

Revoltados com a prisão do colega, centenas de jornalistas organizam ato de desagravo para esta sexta-feira (17), ao meio-dia, na Praça da Matriz.

Confira o resumo dos vídeos e tire suas próprias conclusões.

Vídeo: Matheus Chaparini / Jornal Já

Esta entrada fue publicada en Notícias/Noticias/Nouvelles/News, video_imagen. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *