FÓRUM SOCIAL DAS RESISTÊNCIAS Democracia e Direitos dos Povos e do Planeta

FÓRUM SOCIAL DAS RESISTÊNCIAS
Democracia e Direitos dos Povos e do Planeta
17 a 21 de Janeiro de 2016 – Porto Alegre – RS

Convite:

Conforme já anunciado no FSM2016, em Montreal, estamos convidando à todas e todos para se somarem num esforço para a realização de um FÓRUM SOCIAL DAS RESISTÊNCIAS – por democracia e direitos dos povos e do planeta – a se realizar de 17 a 21 de Janeiro de 2017, em Porto Alegre/Brasil. A data é em contraposição ao Fórum Econômico de Davos, evento que congrega o pensamento neoliberal responsável pela crise civilizatória que a humanidade vive. A proposta é uma iniciativa de vários organizações e movimentos sociais brasileiros em diálogo com atores e atrizes sociais da América Latina e do Mundo.

A proposta é que o Fórum Social das Resistências possa cumprir a tarefa de favorecer a ampliação das atrizes e atores sociais no entorno do FSM, contribuir no debate político estratégico que ocorre no âmbito do próprio Conselho Internacional. Neste sentido, a dinâmica proposta visa integrar os debates e atividades com os temas em debate no Conselho Internacional.

Inicialmente, propomos que no dia 17 de janeiro de 2017 haja um grande ato internacional em defesa das lutas e resistências no Brasil, na América Latina e no Mundo. Já, nos dias 18 e 19 de janeiro de 2017 sejam dedicados para grandes debates das temáticas centrais do processo do FSM em eventos abertos para todos. Já, os dias 20 e 21 de janeiro de 2017 seriam reservados para as discussões próprias do Conselho Internacional.

Por outro lado, é fundamental ressaltar que diante do delicado cenário político brasileiro que enfrenta um golpe de Estado, as organizações e movimentos sociais estão resistentes a acessar recursos públicos que historicamente financiaram os Fóruns Sociais no Brasil. Estamos dando início a um grande esforço de captação de recursos via formação de um fundo de solidariedade institucional das organizações brasileiras e internacionais, notadamente aquelas do CI que se dispõem em contribuir.

Aproveitamos para fazer um pedido amplo às organizações membro do CI que possam se somar aos esforços de captação de recursos para a reunião escrevendo para di@abong.org.br (Maíra) para que a gente forme uma equipe que trabalhe coletivamente as possibilidades de financiamento junto à cooperação internacional.

O Fórum Social das Resistências está em fase de organização, maiores informações na sequência.

Comitê Organizador do Fórum Social das Resistências
Abong – Ação Educativa – CAMP – CEAAL – CEBs – Clacso – CNJP – CTB – CUT – FALP – FMEducação – FS das Pessoas Idosas – FMML – FREPOP – FUNPOTPMA – Ibase – IDhES Instituto – Instituto Ethos – Instituto Parrhesia – IPF – Geledés – MMM – MNLM – Movimento Comunitário – Profetas da Ecologia – RECID – SEMAPI – Sindicato dos Artesões – UBM – UGT –UNEGRO – UNIVENS – Vida Brasil – VPoa

https://www.facebook.com/F%C3%B3rum-Social-das-Resist%C3%AAncias-1796967160591248/

 

Esta entrada fue publicada en Documentos, Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *