Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica encerra defendendo cooperação ao invés de concorrência

“Outro mundo não é possível, é necessário”, enfatizou o filósofo Leonardo Boff durante o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. A frase é o prólogo da carta de encerramento do encontro, apresentada nesta sexta-feira, dia 27, em Brasília.

O documento busca resumir as contribuições, oferecidas por um público de 15 mil participantes, sobre as discussões acerca da educação e da formação profissional nas mais diversas áreas. Em suma, o texto defende a união entre os trabalhadores, em oposição à concorrência entre eles.

A carta propõe a criação de um novo paradigma mundial, fundamentado não no mercado de trabalho, mas em “laços de cooperação, de interação e de partilha”, de acordo com o texto. Nos cinco dias de debates, pessoas de 16 países trocaram experiências e levantaram propostas para construir uma formação profissional capaz de “trazer o resgate e a superação de direitos negados”, segundo trecho do documento.

Marco do fórum, o julgamento da anistia política de Paulo Freire também está no documento. Na quinta-feira, dia 26, o Estado brasileiro pediu desculpas oficiais pela perseguição política feita ao educador. À viúva de Freire, foi dada a maior indenização que a lei permite, de 450 salários mínimos. Um dos pontos altos do encontro, a anistia do educador foi recebida às lágrimas por sua viúva e pelo público de três mil pessoas, que lotou o auditório principal do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A carta também estabelece uma agenda, com compromissos públicos, como o de aumentar o alcance da educação profissional e promover ações que reconheçam na ciência e na tecnologia instrumentos fundamentais para uma melhor educação. O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica foi realizado, pela primeira vez, em Brasília, de 23 a 27 de novembro. O evento é um desdobramento dos fóruns Social Mundial e Mundial de Educação.

Carta de encerramento do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.

Fotos Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Esta entrada fue publicada en Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *