O Fórum Social Mundial 2018 já tem sua logomarca oficial. O Coletivo Facilitador do FSM 2018 anunciou o resultado do concurso público encerrado neste sábado para a escolha do logo da próxima edição do encontro mundial que ocorrerá de 13 a 17 de março, em Salvador, Bahia. A logomarca criada pelo artista Beto Fagundes, de Porto Alegre – RS, e que teve a participação da designer da Flora Farias, de Vitória da Conquista – BA na proposta de composição, recebeu a melhor avaliação das pessoas que votaram pela internet , entre as três selecionadas pela Comissão Técnica, no período de 06 a 16 de Setembro.
A proposta enviada por Fagundes obteve 382 avaliações e uma média ponderada de 4.08 estrelas entre 484 votantes. Os outros dois trabalhos selecionados foram criados pelos artistas Ioannis Kafidas, de Itajaí, Brasil, com 348 avaliações e media ponderada de 3.18 estrelas e Brahim Aitoubraim, do Marrocos, com 352 avaliações e média ponderada de 2.68 estrelas.
O concurso para a logomarca foi uma iniciativa das organizações brasileiras, para estimular participantes a refletir sobre a identidade simbólica do próximo FSM, na Bahia. As três finalistas apontaram leituras significativas, que traduzem aspectos fundamentais do FSM e do momento de resistência e luta por transformação da realidade.