Novo presidente da UNE: “Educação é a melhor bandeira de mobilização”

Carta Educaçao

Iago Montalvão foi eleito no último final de semana. Entidade convoca paralisação nacional em defesa da Educação para 13 de agosto

Enquanto os holofotes da capital federal na última semana estavam apontados para a votação da reforma da Previdência, mais de 10 mil estudantes de todo o Brasil se reuniam no Congresso da União Nacional dos Estudantes, realizado bianualmente.

Além de pautarem a defesa da Educação, estiveram entre os principais temas o debate de medidas que possam barrar a reforma da Previdência e os retrocessos do governo Bolsonaro. No 57º congresso da entidade também foi eleito um novo presidente, o goiano Iago Montalvão, que conduzirá a UNE pelos próximos dois anos.

Cotista da graduação de Economia na Universidade de São Paulo, Iago tem 26 anos, mas já havia estudado História por três anos entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade de Brasília (UnB).

Eleito com 4053 votos, 70% do total, ele já participava do movimento estudantil secundarista, quando compôs o grêmio estudantil de seu colégio. Na universidade, atuou como pesquisador-bolsista do CNPq e foi monitor da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Ele também foi dirigente do Diretório Central dos Estudantes da UFG, vice da UNE em Goiás, dirigente do Centro Acadêmico Visconde de Cairu na FEA-USP e entre 2017 a 2019, compôs a Diretoria de Memória Estudantil da UNE.

Iago é o 15º presidente consecutivo da UNE a integrar a União da Juventude Socialista (UJS), juventude partidária do PCdoB. A juventude está na presidência da entidade desde 1991.

mais

 

 

Esta entrada fue publicada en Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *