FMEPT: Democratização da educação norteia discussões da Conferência

Um novo maltundo é possível. A máxima foi recorrente durante a primeira grande conferência do II Fórum Mundial de EPT, com o tema “Educação, universalização e democratização”, na manhã desta terça-feira (29). Uma esperança necessária, segundo os próprios conferencistas, diante do cenário traçado principalmente pelos dois primeiros, a portuguesa Rosa de Jesus Soares Bastos Nunes (terceira da esq. para a dir.) e o inglês Peter Jarvis (de blazer preto). Também participaram o conferencista brasileiro Carlos Augusto Abicalil (à esq.) e, como mediadora, a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Manuela Braga (à dir.).
Para Rosa Nunes, doutora em Ciências da Universidade do Porto, o sistema capitalista é o eixo sobre o qual se sustenta a problemática da educação, que tende a justificar a situação social dominante. No mundo capitalista “não escolhe quem quer, escolhe quem pode”, afirmou Rosa, lembrando que isso vale para o aspecto social, do trabalho e também da educação.


A portuguesa enfatizou que, para ser democrática, a educação tem que ser um bem de acesso público. Do contrário, configura-se uma das formas mais cruéis de segregação, o “racismo do conhecimento”, que, segundo Rosa, é promovido pela classe dominante: “Impera um silêncio. Não de alguém que é impedido de dizer o que queria, mas o silêncio de alguém que não tem como dizer aquilo que deveria”, filosofou.
Peter Jarvis, professor das universidades de Surrey e Nottingham, na Inglaterra, também procurou mostrar em sua fala as consequências de um sistema educacional dominado pelo capitalismo global, mais propriamente por um núcleo, um eixo formado por grandes corporações que centralizam o poder no mundo globalizado. “Há um mito na democracia: acreditamos que elegemos aqueles que têm poder, mas o poder não pertence aos políticos.” Segundo ele, nesse contexto as pessoas são vistas apenas como recursos, assim como os naturais, tão vastamente explorados, por essas corporações. “Nas universidades, o conhecimento não é mais para formar pessoas para conduzir uma nação, mas pessoas capazes de cumprir papéis”, afirmou o professor inglês.
“Num mundo da revolução tecnológica, os conceitos são mercado, competição, reestruturação e globalização”, reforçou Rosa Nunes. “Esses conceitos disciplinam e formatam o campo pedagógico atual, os critérios são os da empregabilidade.” Segundo ela, nesse contexto, os conhecimentos não têm valor se não tiverem valor de mercado.
Experiência brasileira
Diante das experiências europeias, o caminhar da educação no Brasil, nas últimas décadas, pode sinalizar para esse novo mundo possível. Foi o que tentou mostrar o professor brasileiro Carlos Augusto Abicalil, em sua fala repleta de menções à Constituição brasileira e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). “Chegamos a este estágio com muita luta e determinação, com políticas públicas conquistadas, às vezes, na marra”, afirma Abicalil.
No rumo da universalização e democratização, o Brasil deixou claro em seu texto constitucional que a educação é direito de todos. Abicalil alertou que o pronome “todos”, nesse caso, aponta tanto para o sentido público quanto para o subjetivo, ou seja, “de cada um”. Isso implica que, para se realizar democraticamente, o sistema educacional necessita conhecer profundamente a imensa diversidade da realidade brasileira – como as grandes desigualdades entre as regiões brasileiras, para citar apenas um dos exemplos lembrados por Abicalil. “Isso implica necessidade de políticas públicas específicas”, frisou.
Segundo Abicalil, a democratização da educação passa necessariamente pelas condições de acesso, permanência e êxito. E, nesses quesitos, no Brasil “ainda há muito o que se fazer”. (Juliana Paiva)

Esta entrada fue publicada en Uncategorized. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *