IV Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire

Globalização, Educação e Movimentos Sociais:

40 anos da Pedagogia do Oprimido.

São Paulo recebe Fórum Paulo Freire 2008

O Instituto Paulo Freire e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) convidam a comunidade freiriana para o VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, que acontece entre 16 e 20 de setembro, no Campus da PUC, e traz como tema Globalização, Educação e Movimentos Sociais: 40 anos da Pedagogia do Oprimido. Neste ano, completa-se uma década do primeiro encontro do Fórum e 40 anos da Pedagogia do Oprimido.

A parceria entre o IPF e a PUC-SP, entre outras razões, possui uma intenção simbólica. Esses espaços foram duas grandes “casas” de trabalho de Paulo Freire em seus últimos anos. Paralelamente, ao seu intenso itinerário pedagógico em freqüentes cursos que ministrava nas diversas regiões do Brasil e do exterior, Freire exerceu o ofício de professor universitário na PUC-SP, entre 1981 e 1997. Na última década do século XX, como inspirador do IPF, desenvolveu atividades nessa instituição até a ocasião de seu falecimento.

Em ambos os espaços, o legado freiriano se mantém vivo e em constante reinvenção. Isso não se deve apenas porque nesses lugares se encontram companheiros e companheiras que trabalharam e aprenderam com Paulo Freire, mas, sobretudo, porque em seus projetos educacionais incorporam-se os princípios mais substanciais da práxis freiriana que se fundamentam, sobretudo, na “educação como prática da liberdade”.

mais http://www.paulofreire.org/FPF2008/WebHome

more http://www.paulofreire.org/FPF2008/WebHomeLangen

Esta entrada fue publicada en Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *