Gravataí deverá sediar o Fórum Mundial de Educação em janeiro de 2012

A Prefeita Rita Sanco recebeu na manhã desta quinta-feira (07/07), o coordenador da SE CI do Fórum Mundial de Educação (FME), Albert Sansano, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Gravataí (SPMG), Vitalina Gonçalves, e a presidente do Conselho Municipal de Educação (CMEG), Andréa Santa Helena. A reunião foi acompanhada pela titular da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Ursula Jaeger e pelo chefe de Gabinete, Cláudio Salgado. O tema abordado no encontro foi o Fórum Social Temático da Região Metropolitana, que ocorrerá em 2012, com possível sede em Gravataí.

Mais

A prefeita vê com bons olhos esta proposta, visto que o Município tem uma série de segmentos sociais representativos. «Aqui está a segunda maior rede de ensino do Estado e segmentos sociais de várias categorias organizados», ressaltou. A prefeita declarou que o Governo não poupará esforços para trazer o evento para Gravataí. «Iremos buscar parcerias junto as instituições privadas para sediar a atividade», enfatizou.

O coordenador da SE CI do Fórum Mundial de Educação (FME), Albert Sansano, explica que o evento é um movimento que iniciou em Porto Alegre em 2001. «Ele funciona junto ao Fórum Social Mundial (FSM)», afirmou. Em janeiro de 2012 ocorrerá a 12ª edição do FSM com o tema ‘Justiça Social e Ambiental’. O evento ocorrerá na cidade de Porto Alegre e em cidades da Região Metropolitana.

«O que estamos propondo é que Gravataí seja a sede, na Região Metropolitana, do Fórum Mundial de Educação, abordando o tema Educação. Pensamos no Município por ter uma grande representatividade em educação», salientou Sansano. Ele completa que o trabalho realizado pelos profissionais da educação em sala de aula, são reconhecidos mundialmente.

Segundo a titular da SMED, Ursula Jaeger, este convite vem ao encontro do trabalho realizado na cidade com os segmentos ligados ao tema educação. «Temos um Fórum Permanente da Educação que se mantém atualizado e com o diálogo aberto com a comunidade escolar», frisou. Para a secretária, é muito satisfatório que o Município tenha sido apontado para sediar o Fórum Mundial de Educação. «Isto demonstra que Gravataí é referência em educação no Estado», destacou.

Para a presidente do SPMG, este é um momento importante para Gravataí que vem realizando um trabalho qualificado na Educação. «Assumir esta agenda colocará a cidade como protagonista na Região Metropolitana, pois temos a segunda maior rede educacional do Estado e os segmentos sociais organizados», afirmou.

A presidente do CMEG, Andréa Santa Helena, ressalta a relevância do Fórum para o Município, pois trará para a cidade nomes importantes ligados a Educação. «É um evento para todos os movimentos sociais onde a educação se inclui», finalizou.

Foto: Marilene Zandonai – SECOM/PMG

Gabinete da Prefeita

Esta entrada fue publicada en Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *