O FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO NÃO SERÁ MAIS REALIZADO EM GRAVATAÍ

Ontem, às 18h30min, no mesmo espaço que no dia 10 de outubro foi realizado um abraço simbólico para marcar o lançamento do Fórum Mundial de Educação (FME) junto ao Foro Social Mundial/2012, foi realizado um ato de despedida da cidade de Gravataí rumo à outra paragem mais democrática.

Naquela ocasião, o coordenador da Secretaria Executiva do Fórum Mundial de Educação, Albert Sansano, alegou os diferentes fatores que motivaram a escolha de Gravataí como sede deste grande debate internacional sobre a educação. Entre eles destacava o fato de que a cidade contava com uma prefeita com longa trajetória no campo da educação e dos movimentos sociais, cujo governo se pautava por um projeto comprometido com a construção de redes para a democratização da educação e pelo debate das políticas públicas com os movimentos sociais.

Porém, o processo ocorrido durante as últimas semanas em Gravataí, ao ser avaliado pela Secretaria Executiva do Conselho Internacional do FME como um atentado à democracia da cidade, fez com que tanto este órgão (que abarca organizações de diversos continentes) como o Comité Organizador do FMEJSA 2012, tenha decidido trasladar o FME para Porto Alegre que, como capital do Estado, terá um espaço onde a vida democrática será garantida junto ao Fórum Social Mundial.

Esta decisão foi tornada pública na tarde de 9/11/201, na Praça do Quiosque da Legalidade, onde foi apresentado o Fórum. Se naquela ocasião, um abraço representou as boas-vindas, neste outro ato, a despedida: “assim como as garças buscam condições de preservação da vida, o FME migra de Gravataí através de uma espiral em busca de um espaço democrático.” Esta ação, como na outra ocasião, foi dinamizada pela Escola Gaúcha de Biodanza. Participaram as organizações que compõe o Comité Organizador, representantes dos movimentos e organizações sociais da cidade e da anterior equipe de governo.

Esta entrada fue publicada en Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Una Respuesta a O FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO NÃO SERÁ MAIS REALIZADO EM GRAVATAÍ

  1. Nous aimerions participer au forum

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *