“Pedagogia, Territórios e Resistências” dá início aos debates do FME

 O primeiro debate do Fórum Mundial de Educação Temático – Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias, nesta terça-feira (21), tratou o tema “Pedagogia, Territórios e Resistências”, abordado por Jaume Martinez Bonafé, da Universidade de Valencia (Espanha), Guadalupe Jover, coordenadora da Plataforma Cidadãos pela Escola Pública (Espanha) e Moacir Gadotti, do Instituto Paulo Freire (Brasil). O mediador foi o secretário municipal de Educação de Canoas,  Eliezer Pacheco.

A necessidade de mudanças e alternativas para uma escola mais inclusiva e democrática permeou o diálogo, que tratou também da importância da aproximação da escola com a realidade dos alunos, das famílias e dos movimentos sociais, para que realmente haja uma transformação. Transformação essa que se faz urgente para elevar a qualidade e eficiência de ensino.

Os debatedores falaram ainda, entre outras questões, de reavaliação do currículo educacional, da influência do território no rendimento escolar e da relevância de ouvir a comunidade para construir alternativas, conjuntamente. Na sequência do Fórum, à tarde, tiveram início as discussões dos grupos de trabalho.
Paula Vinhas

Crédito da notícia: Rosilaine Pinheiro
mais fotos

Esta entrada fue publicada en Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *