Começa a CONFINTEA VI

Por Ana Abelenda (ICAE)

A Sexta Conferência Internacional sobre Educação de Adultos (CONFINTEA VI) começou em Belém na terça-feira, 1º de dezembro, no Centro de Conferências Hangar. As exigências e recomendações da sociedade civil tiveram eco em toda a sessão de abertura.

Representantes da sociedade civil se reuniram no Hangar logo pela manhã para terminar as últimas modificações na Declaração da Sociedade Civil, intitulada “Da retórica à coerência na ação”. A declaração foi lida mais tarde, durante a abertura da Conferência.

Com música do famoso compositor brasileiro Vinicius de Moraes, uma orquestra recebeu os/as participantes no auditório principal da cerimônia de abertura. Fernando Haddad, ministro da Educação do Brasil, destacou a importância do desenvolvimento econômico no crescimento humano de na educação. Segundo ele, “é fundamental conectar as duas áreas”.

O Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, deu as boas-vindas através do vídeo. A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, causou aplausos do público ao mencionar o nome do educador Paulo Freire. A representante destacou a importância mundial de outra conferência central da ONU: a Conferência das Nações Unidas para o Câmbio Climático (COP 15), que sera realizada em Copenhagen, de 7 a 18 de dezembro de 2009. “Agora, mais do que nunca, a educação tem um papel a desempenhar em nossa compreensão do câmbio climático e na melhor maneira de cuidar de nosso planeta”, disse ela.

Sem dúvida, o discurso que conquistou a maior quantidade de aplausos do público foi o do ex-presidente do Mali, Alpha Oumar Konaré, que fez ressoar várias exigências e recomendações da sociedade civil. “A Educação de Pessoas Jovens e Adultas não é uma questão de caridade, de compaixão”, disse ele, clamando pela transformação do atual modelo econômico em um modelo não colonialista. Segundo Konaré, os palestrantes deven perdoar a dívida dos países pobres e o sistema de ajuda global deve ser profundamente reformado.

Esta entrada fue publicada en Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *