Brasil: 80% das metas do Plano Nacional de Educação não foram cumpridas

Atingindo metade de seu período de vigência, o Plano Nacional de Educação do Brasil tem apenas 4 metas com avanços parciais, enquanto outras 16 estão caminhando lentamente

“Este ano, o Plano Nacional de Educação do Brasil comemora cinco anos de vigência – e também de falta de cumprimento”. Isso é afirmado pela Campanha Nacional de Direito à Educação (CNDE), membro da CLADE no Brasil, por ocasião do lançamento de um relatório que analisa a situação das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Intitulado “Plano Nacional de Educação: 5 años de descumprimento”, o documento foi apresentado ontem (27/5) durante um evento realizado no marco da Semana de Ação Mundial pela Educação (SAME) em Brasília. Em seu conteúdo, analisa-se o desenvolvimento de artigos, metas e estratégias com prazos intermediários do PNE.

Suas conclusões expressam uma realidade alarmante: a falta de cumprimento do plano, como conseqüência da redução do investimento público em educação, e a falta de prioridade da agenda educacional nas políticas públicas. A situação aponta para o fato de que o cumprimento das metas do PNE até o final de 2024, prazo previsto, é uma realidade cada vez menos provável.

mais

Esta entrada fue publicada en Artigos/Artículos/Articles, Notícias/Noticias/Nouvelles/News. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *