Campanha Nacional pelo Direito a Educação
Foram mais de 1.200 atividades autogestionadas realizadas por educadores, estudantes, dirigentes, coletivos e ativistas autônomos, espalhadas pelos 26 Estados e o Distrito Federal, durante a Semana de Ação Mundial 2019. Em uma semana de mobilização, mais de 190 mil pessoas foram informadas, sensibilizadas e convidadas a participar do monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE) e da defesa de uma nova proposta para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), permanente e mais robusto.
Com o tema “Educação: já tenho um Plano! Precisamos falar sobre o PNE”, a Semana de Ação Mundial aconteceu entre os dias 02 e 09 de junho, com atividades acadêmicas, educativas e políticas, realizadas em diversos locais, como escolas, praças públicas, bibliotecas comunitárias, universidades e secretarias municipais e estaduais de ensino, entre outros, com o objetivo de debater o balanço das metas no quinto ano do PNE, vigente de 2014 a 2024.
“As 1200 atividades registradas demonstram muito mais que esse número, dado que o registro é realizado por um responsável pela atividade e muitas outras pessoas se unem ao debate. As ações, em grande parte político-pedagógicas, são de muita qualidade, gerando uma formação desses sujeitos, residentes em todos os estados do país, em torno da principal legislação para a área e isso reverbera através dos participantes para ainda outros, pois se tornam multiplicadores. É a formação de uma onda de cidadãs e cidadãos conscientes e envolvidos pela garantia do direito à educação no país”, analisou Andressa Pellanda, coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.