Projeto Portelinha

Adriana Cenci

O Instituto Portfolio é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Curitiba, que acredita na fotografia como ferramenta de transformação.

Nosso primeiro projeto como Instituto iniciou em 2017 na favela Portelinha uma ocupação urbana em uma área irregular e sem infraestrutura básica, com aproximadamente 970 moradores, localizada no bairro de Santa Quitéria em Curitiba/PR. Usamos a estrutura da Sede da Associação de Moradores onde promovemos aulas de fotografia quinzenalmente para crianças, jovens e adultos.

O projeto tem como proposta curso básico, avançado e profissionalizante de fotografia digital com máquinas fotográficas compactas e semiprofissionais. Prevê também a realização de intercâmbios culturais, exposições fotográficas, formação de professores e futuramente a formação de disseminadores na própria comunidade.

Realizamos no primeiro semestre de 2017, ações fotográficas com retratos de moradores e das famílias e varal fotográfico para entrega das fotografias impressas. No segundo semestre iniciamos as aulas de fotografia básica para uma turma de crianças e outra para jovens e adultos.

Na turma de crianças as aulas foram elaboradas de forma lúdica, com jogos, brincadeiras, colagens, construção da caixa preta, observação da luz, elementos da linguagem e prática fotográfica na comunidade. Com os alunos jovens e adultos, foram trabalhados conteúdos sobre a história da fotografia até os dias atuais, técnicas básicas em diferentes níveis, como composição, enquadramento, percepção da luz, narrativas fotográficas  e aulas práticas em estúdio e na comunidade.

Para encerrar o ano de 2017, realizamos uma exposição de fotos dos alunos e voluntários que foi batizada por um morador de “Exposição Foto Prego”. As fotografias impressas foram presas na parede de madeira da Oficina de Catadores e Recicladores da comunidade. Todo o processo foi realizado de forma coletiva entre alunos, voluntários e moradores da favela Portelinha.

Em 2018, aprimoramos a metodologia de ensino e introduzimos a contação de histórias e mediação de leitura para incentivar a leitura e estimular a oralidade nos debates e relatos de histórias. Além das aulas quinzenais, proporcionamos aulas em estúdio com as duas turmas, visita e oficina de artes no Museu Oscar Niemeyer, participação no Arraial do IPF (festa junina realizada na Escola Portfólio de Fotografia em outro bairro) e roda de conversa e saída fotográfica com Ratão Diniz (fotógrafo da favela da Maré, RJ).

Finalizamos esse ciclo básico com a exposição de fotografias realizadas por alunos e voluntários no início de dezembro de 2018. A “Galeria Portelinha” foi uma exposição a céu aberto com fotografias impressas em tecido (70x50cm) espalhadas pelas paredes da comunidade, com curadoria dos fotógrafos fundadores do IPF Christiane Hoffrichter, Michelle Serena e Nilo Biazzeto Neto. Na sede da Associação dos Moradores dispomos um varal fotográfico e exposição dos álbuns de recordações elaborados pela turma das crianças. Foi um momento importante de valorização do local onde os alunos e alunas vivem, criando um sentimento de pertencimento e o reconhecimento de todo caminho percorrido.

Para o ano de 2019, dois projetos estão em andamento, aguardando financiamento e parceria: o “Jornal da Portelinha” com fotografias e matérias dos alunos e “Retratos” dos catadores e recicladores de resíduos nas laterais dos carrinhos realizando uma galeria ambulante pela cidade de Curitiba.

Mais do que ensinar técnicas de fotografia, por meio das aulas, o Projeto Portelinha acredita no fortalecimento da autoestima, autoconfiança, descobertas de novos talentos e acesso a uma ferramenta de comunicação individual e coletiva. A fotografia gera emoções e, assim, ações.

Esta entrada fue publicada en Artigos/Artículos/Articles, Buenas prácticas, Notícias/Noticias/Nouvelles/News, video_imagen. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *